Trabalho em equipe no audiovisual é juntar olhares para contar a mesma história. A troca constante de ideias e o trabalho conjunto permitem que o processo seja criativo, dinâmico e, acima de tudo, eficiente. É aprender fazendo, com uma galera que se apoia e entende que, no audiovisual, o resultado final sempre fica melhor quando a história é contada a várias mãos!
NOSSA EQUIPE
LUCAS SANTANA
Coordenação Geral | Coordenação Pedagógica
Homem negro e periférico, natural de Feira de Santana/BA. Possui formação em Cinema e Audiovisual pela UFRB e é pós-graduando em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação pelo IF Baiano – Campus Valença. Foi Assistente de Produção da telenovela “Velho Chico” (2016), Coordenador de Produção da mostra Cine Favela Brasil (Salvador, 2018), Arte-educador/Oficineiro da Escola Livre de Cinema Quilombola Zumbi dos Palmares – Santiago do Iguape/BA (2017) e do projeto “No Radar – Ondas Sem Fronteiras” (2022) em Feira de Santana. Desenvolve desde 2023 os projetos de formação “Filmarte – Ver e Pensar a Sociedade com a Arte do Cinema” e o “Cineclube Cinema de Corda”, ambos em Feira de Santana.
MONSALISA BARBOSA
Produção Executiva
Nascida e criada no bairro de Sussuarana, é graduanda em Licenciatura em Teatro pela UFBA. Acredita na arte educação como caminho para a construção de aprendizados múltiplos e na sensibilização entre o indivíduo e o ambiente ao redor, enxergando o ser humano enquanto sujeito crítico, reflexivo e ativo na comunidade. Atualmente, atua no espaço CAPDEVER Motumbá-Motumbaxé com aulas de teatro e vem trilhando, aos poucos, um caminho na área de produção cultural, trabalhando em espetáculos como: O Beijo no Asfalto (dirigido por Kadu Fragoso), Gatunas (dirigido por Alice Ciappa e Roama) e A Ópera dos Três Vinténs (dirigido por Wallacy de Andrade). Fez parte da produção da primeira edição do Filmarte, em 2023, e atualmente está como Produtora Executiva do projeto.
JOSEVAL BARBOSA
Produção Executiva
Agente cultural feirense com atuação na área social e pastoral. Colaborou em diferentes projetos em Salvador realizados pelos espaços CAPDEVER – Centro Afro Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin e CENPAH – Centro Pastoral Afro Padre Heitor Frisotti. Atualmente realiza a Produção Executiva dos projetos “Espelho D’água – Mostra de Cinemas Negros de Feira de Santana” e “Filmarte – Formação Audiovisual em Feira de Santana”, ambos contemplados pela Lei Paulo Gustavo
JOACI CONCEIÇÃO
Coordenação de Produção
Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFBA e graduando em Licenciatura em História pela UFRB. Trabalha como produtor cultural desde 2014 com formação na área pela FUNCEB/CFA no mesmo ano. Seu trabalho é voltado para ações de valorização das manifestações culturais e religiosas de matrizes africanas e projetos no campo do audiovisual. Realizou a produção do Projeto Quarta dos Tambores (Cachoeira/BA) e foi Ator-Interventor e Assistente de Produção do projeto KOTEBÁ – Em Busca de Novas Referências (Recôncavo Baiano). Integrou a equipe de produção do curta-metragem Ambíguo (Sophia Midian, 2015) e do projeto “Oficina de Cinema – Leitura Crítica e Criativa” (São Félix/BA). Coordenou em 2012 o projeto de pesquisa Etnomídia/FACOM/UFBA, financiado pela Ford Fundation.
NUBIA SANTOS
Assistência de Produção
Mulher negra, baiana, periférica e agitadora cultural. Graduanda em Serviço Social pela UFRB. Atua há 10 anos no cenário sociocultural do Recôncavo Baiano. Desenvolve atividades voltadas para os serviços socioassistenciais, fortalecimento das identidades étnico-raciais de jovens do Ensino Médio e no campo artístico direcionado para a realização audiovisual, tendo exercido as funções de Assistência de Direção de Arte e Assistência de Maquiagem e Figurino em curtas-metragens de ficção e documentário. Atualmente reside em Feira de Santana como mobilizadora em produções culturais.
JAQUELINE SANTOS
Assessoria de Comunicação
Mulher negra, graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nascida e criada em Feira de Santana, entusiasta das artes, em especial o Teatro atuando como multiplicadora das artes cênicas para crianças e adolescentes. Certificada em Comunicação Antirracista, atuante como assessora de comunicação. Consultoria em Acessibilidade Cultural – Sérgio Portto – Negro, artista, fazedor de cultura, produtor, comunicador, arte-educador e pesquisador de acessibilidades e educação inclusiva nas artes. Natural de Feira de Santana, interior da Bahia, sempre teve interesse pela cultura. Como estudante de escola pública fez do espaço escolar um ateliê, laboratório e palco para explorar o mundo artístico. Nas redes sociais (@cenasportto) postagem sobre LIBRAS, TEATRO , ASSISTÊNCIA SOCIAL E INCLUSIVA é seu foco.